terça-feira, 31 de agosto de 2010

Subsede de Araçatuba promove curso de Formação Sindical

Curso de Formação Sindical 28/09



O Curso de Formação Sindical, o qual foi realizado pela equipe de Formação Sindical da APOESP da capital, composta por Nilcéia Fleury Victorino, Fernando Franzói da Silva, Vinícius Vasconcelos e Edson Roberto Nunes.


O curso discorreu sobre assuntos da Prática Sindical, história da APEOESP, história do Sindicalismo, relação entre sindicato e partidos políticos, organização dos trabalhadores no Brasil, estrutura sindical, desafios do movimento Sindical, funções de RE e RA e outras situações. No tocante aos Representantes Escolares (RE) foi discutido a postura destes professores em suas escolas em relação a sua profissão, o RE deve ser um professor que cumpra com suas obrigações na escola e coopere com esta, que seja um exemplo de responsabilidade e compromisso com a educação, caso contrário será um representante sem voz e credibilidade em sua escola, além de passar uma imagem destorcida do que é a APEOESP.


A Profª Rosa Teresa Guerbas realizou a dinâmica de grupo com os professores presentes, esta teve como objetivo fazer com que todos fizessem uma auto-reflexão e auto-crítica de suas atitudes e compromissos com a sociedade.





I Seminário A Mídia e os Movimentos Populares – 29/08/10


O Seminário teve como objetivo fazer os professores refletirem como os movimentos populares, como a greve de nossa categoria neste ano, foi tratada na mídia. Na ocasião foi apresentado um vídeo com as principais coberturas feitas pelas emissoras de TVs a respeito das manifestações do professores

O professor Eculides Paes de Almeida ministrou uma palestra denunciando como a mídia se portou no regime militar, ele trouxe para esta ocasião várias publicações de jornais referentes a esta época.


O curso contou com participação do professor e jornalista da cidade de Pereira Barreto, Paulo Lyra, que ministrou a paletra a respeito dos interesses das grandes mídias e as mídias locais.


O encotro terminou com a formação de uma comissão de comunicação com representantes das Subsedes da APEOESP que compõem a Macro Região de Araçatuba, o objetivo desta comissão é explorar as mídias locais e mídias alternativas com o intuito de informar a população a respeito das lutas da categoria.
O encerramento do encontro contou com um almoço onde todos os participantes socializaram os aprendizados e elogiaram a os esforços para a realização do evento.



A Subsede de Araçatuba parabeniza a atitude e o esforço de todos que estiveram nestes dois dias de encontro, deixando suas casas e familiares, ou seja, seus interesses individuais para discutir e atender aos interesses coletivos de nossa categoria.
Participaram deste encontro as Subsedes de Pereira Barreto, Andradina, Lins, Penápolis e Araçatuba.

Para ver mais fotos deste evento acesse o link http://www.4shared.com/dir/gGlbF1qx/curso_de_formao.html


Um comentário:

  1. Precisa rever as questões dos professores que já concluíram o seu tempo e continua no aguardo da aposentadoria, tendo sua vida funcional errada, processo na Diretoria implorando retificação e a APEOESP não toma iniciativa, esperando o quê ?

    ResponderExcluir